sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sul ou PATAGÔNIA!


  Essa região é constituída pelas províncias de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. 

Nessa região os Andes saltam aos olhos com seus espessos e belos glacias. É como se fosse uma água fóssil, algo que forma-se ano a ano, pelo tempo e, como nesses locais a água mais congela do que derrete, é possível ver geleiras bastante antigas!
As águas que escorrem desse locais forma lagos “azuis” maravilhosos!
Foto feita por um Satélite da Nasa sobre a Patagônia no Inverno

     Simplesmente indo mais para o Sul da Patagônia, é possível avistar pingüins, baleias, aves marinhas, elefantes marinhos; dentre outros animais que também vivem e se reproduzem ali. E , no fim do “Sul” da Patagônia, a Tierra del Fuego, possui a cidade mais Austral/Sul do planeta! Ushuaia! A partir dela é possível ir simplesmente para o Pólo Sul do Mundo! Imaginem que FANTÁSTICO! Pisar em um Pólo!
Ainda os dois lados da Patagônia: a Andina e a Atlântica, possuem Parque e reservas naturais de grandiosa beleza...



Dentre essas e outras Maravilhas que a Argentina nos oferece. Sem dúvida é um país que, para qualquer um, uma vez estando lá , seria difícil dizer qualquer tchau...


CUYO! (“país dos desertos” em linguagem indígena)



Ou “meados da Rota”... tem como países de sua unidade :  La Rioja, San Juan, Mendonza e San Luis. Possui altos cumes, vulcões, planície de estepes e até um Patrimônio Natural da Humanidade: Parques Naturais Ichigualasto-Talampaya.
Vale de La Luna!
     Ichigualasto ou “Valle de la Luna” (Vale da Lua) e um dos locais mais ricos em paleontologia no mundo, graças as suas formas e cores impressionantes presentes em sua paisagem esculpida pela erosão. 
      Animais diversos: Flamingos cor-de-rosa, patos da cordilheira, condores, dentre outros, vivem harmoniosamente nos parques e nas reservas naturais ali presentes.
      Nessa região é possível ver os Andes Centrais, Majestosos, nos quais está o pico Aconcágua com 6.959m de altitude, garantindo para si o posto de altura máxima do hemisfério oeste do mundo. A geleiras presentes no topo da cordilheira atrai praticantes e amadores de esqui e outros esportes do gelo, de todo o mundo.
Ainda em Cuyo, é possível se deliciar com diversas variedades de vinhos cujos produtos já possuem reconhecimento internacional...
Cuyo reserva a todos que forem visitá-la, constrastantes paisagens, deliciosos vinhos e passeio encantador!


Norte!


       

                Ao Norte encontraremos desde vestígios pré-colombianos a construções da época da Conquista e da Colonização. O local, que tem cinco províncias envolvidas  ( Jujuy, Salta, Catamarca, Tucumán e Santiago del Estero), possui uma terra repleta de serranias, desfiladeiros e “quebradas”. A região possui, dentre seus constrastes, altas cumes e a lhanura, que possui salares e florestas/selvas subtropicais.





  Para os mais aventureiros é possível fazer montanhismo, turismo rural, excursões arqueológicas, dentre outros. Também existe o Trem das Nuvens, que desce pela “Cuesta del Obispo” e, em determinado trecho, chega a 4.200m de altitude!!!

Humauaca!

Além da beleza do lugar, é possível fazer compra, descansar, comer especiarias, pescar, ir em termas, conhecer Parques Nacionais, dentre outras belezas...

Jujuy!

Alguma coisa sobre a Misteriosa Ruta 40!


Ruta 40

O que é, além de um SONHO?
5.000 KM de Aventura, por terrenos, vegetações e culturas diversas!

Onde, além de MAGNÍFICO?
Argentina! Logo ali...a oeste de Nosso Brasil!

Porque se DESAFIAR a fazer um Trajeto desses?
Bem.......essa resposta não está pronta, porque isso só se descobre fazendo o trajeto mesmo.....mas o “porquê” é tentador, falaremos sobre isso agora...Vamos então, agora , rumo ao que poderiam ser alguns motivos para ir nessa aventura!

A linda Ruta 40 ou Rota 40 é um trajeto Norte-Sul, por uma via desse nome na Argentina. Essa estrada faz um corte longitudinal, paralelo à Cordilheira dos Andes,  no país Argentino, o que permite, aos que a percorrem, conhecer e vivenciar diversas experiências próprias e instigantes de cada lugar. E, nesse caso, cada lugar é um diverso lugar mesmo! O que muda de características climáticas, vegetais, paisagísticas, não é pouca coisa não!
Para falar um pouco sobre ela, irei considerar três momentos da Ruta 40: Norte, Cuyo (“meio do caminho”) e Sul (Patagônia). Simbora!